sábado, 27 de Abril de 2024  19:47
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-08-2007

Câmara pretende criar melhores condições no rio


Águeda - Ceifeira limpa Rio Águeda

A ceifeira "Pato Bravo" encontra-se a limpar o rio Águeda, desde o dia 9 de Agosto, altura em que foi lançada à água na zona do Sardão.

É a primeira vez que a máquina se encontra fora da Pateira de Fermentelos, onde iniciou há vários meses a limpeza daquela lagoa.

Assim, a Câmara Municipal de Águeda pretende remover a vegetação aquática do Rio Águeda beneficiando a prática da canoagem e embelezando o espaço que servirá de acolhimento aos milhares de visitantes que são esperados para a Festa do Leitão à Bairrada que decorrerá de 5 a 9 de Setembro.

A festa será realizada na Praça 1º de Maio.

Recorde-se que a ceifeira aquática, nos primeiros dois meses de funcionamento, já recolheu três mil metros cúbicos de jacintos na Pateira de Fermentelos, a maior lagoa da Península Ibérica. Mas mesmo com tantos jacintos recolhidos, a operação de limpeza está longe de estar terminada.

É que segundo Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, a limpeza da Pateira não está prestes a ser concluída", longe disso, pois "o problema é irresolúvel".

"Este é um trabalho para ser feito de forma contínua, ao longo dos anos", sublinhou o autarca que pretende travar a proliferação desta praga, até porque os custos são baixos relativamente ao trabalho que está ser desenvolvido e que poderá ser alargado durante os sete dias da semana.

Esta máquina, que foi adquirida no Canadá, é composta por um tapete rolante de descarga e equipamento de transporte. Está preparada para cortar algas e outras plantas aquáticas até uma profundidade de 1,60 metros.Todo o sistema mecânico deste equipamento é hidráulico e pode transportar até 12m3 de jacintos ou até um máximo de quatro toneladas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®